sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

de John Connolly, THE BOOK OF LOST THINGS (2006)

Título no Brasil: O Livro das Coisas Perdidas;
Quem escreveu? John Connolly;
Editora: Bertrand Brasil (selo do Grupo Record);
Tradução: Cecília Prada;
Número de Páginas: 364;
Gênero: Fantasia, Infanto-Juvenil;
Nota (de 0 a 5)5.




Namorei tanto um exemplar de O Livro das Coisas Perdidas da livraria pertinho da minha casa que, finalmente, há um mês, o comprei. Era sempre clássico eu pegar um dos que estavam na estante, olhar carinhosamente, mas nunca levar – sempre acabar preferindo por outro. Eu estava com exatamente vinte e oito reais e oitenta centavos quando fui, enfim, numa terça-feira, vindo da faculdade, até a livraria para comprar esse livro. Eu havia visto o preço um dia antes, e tinha certeza que era aquela a quantidade exata de reais que ele iria me custar. Foi só quando cheguei ao caixa e a moça anunciou que o preço era vinte e oito reais e oitenta e cinco centavos que eu me espantei.

 Mas moça... São só cinco centavos... – Fiz a minha melhor cara de Gato-de-Botas. Ela sorriu docemente e disse que iria cobrir os cinco centavos que faltavam.

O Livro das Coisas Perdidas conta a história de David, um garotinho inglês que, após perder a amada mãe (mesmo com todos os inocentes esforços feitos para tentar mantê-la viva), começa a estranhamente ouvir seus livros conversando entre si. É quase ao mesmo tempo que uma criatura estranha, um Homem Torto esquisito, começa a aparecer em seus sonhos e logo em realidade, e David acaba indo parar, na noite de um atentado, no estranho mundo desse Homem Torto. É quando David começa uma jornada perigosa, impetuosa e por vezes até sanguinária para alcançar seu objetivo: voltar para a Inglaterra, para seu mundo. Local de onde não deveria ter saído jamais.

O livro de John Connolly tornou-se um dos meus livros favoritos de todos os tempos por um motivo simples: escorre fantasia. Há uma grande leva de livros de Fantasia nos dias de hoje, mas poucos, muito poucos, conservam aquelas raízes clássicas da literatura fantástica que tanto amamos. Não é realmente tão fácil encontrar escritas e enredos com uma qualidade tão grande como tanto vimos outrora em C. S. Lewis, Anne Rice, J. K. Rowling e J. R. R. Tolkien, e eu pensava que não encontraria mais algo tão magnífico e bom quanto esses autores. Até ler John Connolly.

Connolly recupera as velhas raízes da literatura fantástica de uma forma incrível, retratando uma perfeita linearidade nos acontecimentos com o protagonista: uma perda intensa, uma realidade de confusão, a fuga, o descobrimento de um novo universo fantasioso, as provações e, enfim, o amadurecimento do personagem. A forma com que essa linearidade é descrita é simplesmente cativante, tudo sendo feito com uma interatividade absurdamente contagiante, fazendo com que a clássica ideia do leitor se sentir na história realmente aconteça. O universo real e o universo fantasioso de Connolly são igualmente palpáveis e perfeitamente bem criados e organizados, ricamente detalhados com uma parcimônia, sem exageros, encantadora. É um livro onde tudo pode se encontrar, mas sem fazer o leitor sentir-se pesado pela quantidade de informações colocada ao longo das páginas.

É muito óbvio que John Connolly trabalhou neste livro com uma sutileza e um cuidado muito grande, pois é tudo muito bem organizado e interligado, além de tudo muito, em questão de enredo, fluido. O enredo escorre como um rio sem empecilhos, calmo, intenso e sem de forma alguma travar. Ler O Livro das Coisas Perdidas é sentar para ler uma leitura relaxante e se divertir com ela. Os personagens são todos incríveis, sejam os com menos aparição, sejam os protagonistas, e algo que realmente me surpreendeu muito no livro foi a questão da vilania. Há dois grandes vilões em O Livro das Coisas Perdidas, além de outros também assustadores vilões: o Homem Torto e Leroi. Toda a maldade e crueldade do livro gira em torno desses personagens, e é exatamente aquilo que você pode chamar de real vilania. São vilões absurdamente cruéis, inescrupulosos, e o que esses personagens fazem acaba por manter e intensificar toda a tensão do enredo. Aliás, esse é um ponto que precisa ser enunciado sobre O Livro das Coisas Perdidas: é um livro que, apesar de fluido e relaxante, também é incrivelmente medonho, cruel e arrepiante. Existe real vilania nesse livro, e não só na questão de acontecimentos e dos vilões em si, mas também em pensamentos e índoles, e também na situação toda que envolve o próprio David. Houve momentos em que realmente fiz cara feia para as páginas do livro, e realmente houveram momentos em que me arrepiei e me assustei com o que li.

Entretanto, ao mesmo tempo que existe real e cruel vilania, também contém real e magnífico heroísmo. Nesse quesito, Rolando (meu personagem favorito) e O Lenhador se encaixam perfeitamente como exemplos: homens exemplares, brilhantes e corajosos, verdadeiros exemplos, mantém o equilíbrio do enredo por pesarem no lado da bondade e magnificência da balança. São personagens trabalhados com uma maestria incrível, que esbanjam empatia e importância no enredo; são partes importantíssimas para o amadurecimento do personagem David, assim, é claro, como os vilões também.

É o grande trunfo do livro, na verdade: o aprendizado incessante de David. O Livro das Coisas Perdidas é uma grande e grandiosa alegoria sobre o amadurecimento de uma criança. David, que entra perdido, triste, amargurado e assustado num mundo cruel e fantasioso, aprende acontecimento após acontecimento, dia após dia naquele lugar, e sua mudança e crescimento podem realmente ser notados pelo leitor. Os aprendizados que David recebe ao longo do livro são inúmeros, assim como as questões trabalhadas no enredo: questões históricas (entender uma guerra, já que o livro se passa no período da Primeira Guerra Mundial), questões familiares (a perda de um ente querido; aceitação de uma nova família), questões sociais (aqui eu realmente poderia citar várias, mas uma me surpreendeu tão enormemente que é a que merece destaque: a homoafetividade – abordada da forma mais sensível, doce, gentil, poética e edificante que eu já li) se misturam em meio à fantasia, que é o que faz O Livro das Coisas Perdidas um livro único por, como até mesmo o Daily Express comentou, intrinsecar o real e o fantasioso de uma forma sensata, surpreendente e admirável.

E em termos de escrita: é impecável. Simples e riquíssima, com um vocabulário encantador e um lirismo hipnotizante, não há como não se apaixonar pela escrita de Connolly. Ela lembrou-me a escrita de C. S. Lewis, tão completa e mágica quanto. Connolly se tornou um dos meus autores favoritos da vida, e com certeza procurarei mais coisas do autor, publicado no Brasil pela Bertrand Brasil, selo da editora Record. Editora, aliás, a qual ando admirando muito e me apaixonando pelo catálogo. O trabalho técnico feito com O Livro das Coisas Perdidas é incrível: tradução, revisão, impressão, diagramação – maravilhoso. Tudo maravilhoso.

O Livro das Coisas Perdidas é um livro de fantasia que realmente ficou marcado na minha memória, e do mesmo para sempre vou não só lembrar, mas também indicar. É um livro que merece ser lido pelo mundo inteiro, um livro que merece virar um best-seller e que também merece ser tombado como um clássico da Fantasia. Se você ainda não leu, dê uma chance para essa viagem mágica de John Connolly. Realmente vale a pena conferir!




Já leu o livro? Ainda não? Discorda de alguma coisa, concorda, tem algo a acrescentar? Deixe suas opiniões nos comentários!

33 comentários:

  1. Oi Breno,
    Nossa, parabéns pela resenha! Muito boa mesmo!
    Já ouvi pessoas falando bem e falando mal do livro. Infelizmente, o enredo e premissa não me cativam e não pretendo lê-lo. Ultimamente, tenho fugido da literatura fantástica (assim, "pura", como você a descreve).
    De qualquer forma, parece uma leitura super válida aos fãs do gênero. :)

    Beijos,
    Ká Andrade
    http://teens-books.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ká! Obrigado pela gentileza. ^^
      Eu já nunca ouvi alguém falando mal do mesmo IUAHSIUASH Isso foi uma das coisas que me fizeram lê-lo, aliás. Já que eu nunca havia lido uma crítica ruim, então como diabos o livro poderia ser ruim?! E que bom que eu só confirmei isso. ^^
      Entendo quando estamos nesse momento away de Fantasia. É normal. ^^ Divirta-se com suas leituras! Beijão.

      Excluir
  2. Ei Breno, me diz, como eu ainda não conhecia seu blog? hahaha'
    Eu acompanhava você no "Meu outro lado", não sabia que você tinha um blog seu. Enfim, te achei num comentário de algum blog e vim visitar, pra seguir e comentar. (:
    Entrei e dei de cara com seu primeiro vídeo do blog. Gostei do seu jeito de se expressar em vídeo. E você me deixou morreeeeendo de vontade pra ler principalmente os livros : "Comer, rezar, amar", "Um dia" e "O livro das coisas perdidas", acho que nessa ordem. haha' Você fala de um jeito que cativa, sério. Enfim, continue com os vídeos que você manda muito bem. (:
    Agora o post!
    Acho que já comentei sobre isso, mas ADORO quando você conta a introdução de como conseguiu o livro. haha
    Sabe que eu nunca li um livro de literatura fantástica? Nunca me atraiu, eu sempre preferi os romances. Mas confesso que passa um tempo, e enjoa. Agora que estou meio enjoada de romances, confesso que a sua resenha me atraiu. Sua forma de falar da escrita, me fez ter vontade de comprar o livro agora mesmo. Sério, anotei os três títulos que comentei e pretendo comprar em breve. (:
    E desculpa se me estendi demais. rs'

    Beijos!
    http://perolairregulaar.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai meu Deus, Pérola, sua linda! Você me achou! IUAHSUIAHS *--*
      Que lindo, que prazer imenso te ter aqui e ler tantas coisas bonitas vindas de você. Muito, muito obrigado pelo prestígio e carinho, meu bem. Significa pra caramba pra mim.
      Que bom, que bom que gostou do vídeo! Muito obrigado, Pérola. Que bom que consegui de contaminar com a atmosfera maravilhosa que esses livros que citei no vídeo têm. Que bom! OMG, você não tem noção do quanto estou feliz por ter te feito convencer a lê-los. Você não vai se arrepender, tenha certeza disso. *-* E obrigado!
      AIUSHAIUSHUAISH Eu lembro de você comentando que gostava de como consegui o livro. De vez em quando eu acho que contar isso é meio desnecessário, mas é o meu estilo de resenhar, então... aiushauish Opa, então meus argumentos caíram como uma luva! Preencha seu tempo de enjoo de romances com fantasia, meu bem. É um gênero maravilhoso, que realmente testa nossos limites imaginários - além de ser muito mais que um lugar utópico, habilidades utópicas etc. Que bom, que bom que gostou tanto assim, e mais uma vez obrigado por esse carinho lindo. E, por favor, nunca detenha os dedos! Estenda-se à vontade, eu AMO isso!
      Muito, muito obrigado, moça. Muito bom te rever por aqui! Vou sempre te esperar por essas redondezas. *-*
      Beijos!

      Excluir
  3. Quase não reconhecia o livro em questão, não estou muito acostumada a títulos em inglês e não vi a capa, só um fragmento dela.
    Sempre tive muita curiosidade sobre a obra, sempre quis ler e a capa é linda.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A obra é realmente ótima se você se deixar levar no embalo dela, Inês. ^^ Esse é o segredo com esse livro. Beijos!

      Excluir
  4. oi ;)
    hauhauahua eu ri mto imaginando vc fazendo cara de pidão querendo o livro sem ter cinco centavos xD é por isso q eu prefiro juntar dinheiro e comprar vários pela net qnd saí um 10% de desconto + frete grátis, compensa mto x)
    eu fiquei muito interessada no livro depois de ler sua resenha, é fato que há muitos livros de fantasias no mercado, mas hoje em dia é difícil achar algo no nível do Tolkien (quase impossível) ou aquela fantasia que nos conquista tipo a Rowling. Pena que não posso comprar mais nada, fechei duas compras na Saraiva esses tempos e não tenho nem 5 cents! kkkk
    tem postagem nova no meu blog
    espero sua visita
    bjs

    -TÍTULOS DE LIVROS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu preciso fazer mais compras pela internet pra não passar por essas situações! ): IUAHSIUAHS Realmente compensa mesmo. Vou começar, por exemplo, a fazer umas compras de livros em inglês por um site internacional. Não vou correr o risco de fazer dois ou três centavos, thanks God. IUAHSS
      Que bom que consegui te arrebatar! Esse é o ponto que torna O Livro das Coisas Perdidas tão interessante: ele é incrivelmente clássico-fantástico no estilo de escrita, o que é realmente deslumbrante. Nível Tolkien é realmente impossível, eu acho, a não ser a nossa rainha Anne Rice... ausihaus E que pena não ter dinheiro para comprá-lo. :/ Faça isso na próxima compra de monte de livros e frete grátis! haha
      Beijão! Vou passar por lá sim!

      Excluir
  5. Oi Breno, tudo bem?

    Moça legal essa da livraria, hein?! Duvido que as daqui fossem deixar huahuahua Todo mundo com cara de mal humor. Se bem que da última vez que fui lá, faltando 4 minutos para fechar só para comprar um livro que eu pedi no meio da minha mudança e que eu precisava MUITO saber do final, a moça até que teve compaixão de mim e me deixou levar apesar da livraria estar fechando =P

    Não conhecia esse livro, achei interessante quando você falou do amadurecimento da criança. Parece ser um livro bem interessante.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ó, tá vendo só? O pessoal que trabalha em livraria entende os bibliófilos desesperados. Eles são sempre bonzinhos com a gente. aisuhaiush (ao menos os daqui são um amor)
      É realmente interessante! Vale a pena dar uma conferida, Kel. ^^ Beijão!

      Excluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Breno, primeiramente parabéns pela sua resenha, muito boa mesmo, e segundo: Abençoada seja a operadora de caixa que encobriu seus 5 Cents (kkk), 5 centavos é 5 centavos né amigo? e com relação ao livro apesar de gostar muito de livros de fantasias, a obra de John Connolly vai ter que ficar para depois, o motivo?! Uma lista enorme de livros que tenho que ler mais com certeza "O Livro das Coisas Perdidas" vai estar incluída nela.
      Bjão da giih:

      http://voceeoquele.blogspot.com.br/2014/02/resenha-especial-convergente-volume-3.html

      Excluir
    2. Abençoadíssima! AISUHUAIS Mas vamo combinar que seria muita chatice ela não me vender o treco só por cinco centavos, né? :/ E, siim, uma lista gigante. Eu realmente te endento, Gisa AIUSHUAISHUIH Me diz o que achou quando ler!
      Beijão! Obrigado pelo carinho!

      Excluir
  7. Muito legal conhecer o seu espaço.

    Morri de rir da história dos cinco centavos.

    Parabéns pela resenha, o livro aparenta ser incrível.

    http://enquantoestavalendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey, Marcelo! É um prazer tê-lo por aqui. ^^ E a história dos cinco cents realmente foi desastrosa, mas com um final feliz. asiuhaiush O livro é realmente maravilhoso! Obrigado pelo carinho. ^^

      Excluir
  8. Gostei muito muito da resenha! O livro parece ser incrível.. eu adoro fantasia *-* Quando for possível vou tentar lê-lo!
    Beijos

    http://www.devolvameucliche.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fantasia é incrível, né? *-* Faça isso sim! Não vai se arrepender. Que bom que gostou da resenha tanto assim! *-*
      Beijão!

      Excluir
  9. Oh nossa, não conhecia esse e acho que preciso comprar também rsrs
    resenha maravilhosa viu?? :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oba! Convenci mais uma pessoa! \o/
      Muito obrigado, Camilinha. *-* Você sempre sendo esse amor de pessoa. sz

      Excluir
  10. Ouço apenas elogios sobre John Connolly. Esse livro já havia me chamado a atenção por causa de sua capa maravilhosa, mas não conhecia muito sobre a estória.
    Adorei a resenha e ela só aumentou minha vontade de ler essa bela fantasia.

    Beijo
    Mariana | Sem querer me intrometer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. John Connolly é uma força da natureza na literatura fantástica. O cara é bom mesmo. Que bom que a minha resenha te instigou a lê-lo! Espero que aproveite bem a leitura quando o fizer. ^^
      Beijo!

      Excluir
  11. Oi, eu não conhecia este livro, mas gosto muito deste gênero de leitura e sua resenha me deixou curiosa para conhecer essa história.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pro gênero é um grandioso livro, moça. Vale a pena conferir. Dê realidade à sua curiosidade! ^^
      Beijão!

      Excluir
  12. Breno, tenho muita vontade de ler este livro e "Os Portões" do Connolly. Ambos parecem ser o tipo de leitura que nos prende, e as capas do mesmo já nos faz querer ao menos ter em nossa estante.
    Até mais, ótima resenha.
    http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu quero ler tudo do Connolly que ele lançar e meu dinheiro puder comprar. AIUSHAUSH O trabalho com as capas realmente foi lindo. E, depois de Book of Lost Things, de forma alguma eu poderia NÃO continuar a ler Connolly. ^^
      Até mais! Muito obrigado!

      Excluir
  13. Perfeita a sua resenha. Eu resenhei esse livro no blog e agora lendo a sua fiquei até com vergonha heheheh. Eu amei esse livro, quem olha a capa não imagina a profundidade do livro.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que é isso, não seja boba. aisuhaiush Sua resenha está certamente ótima. ^^
      Na verdade, eu já acho que quem olha a capa entende a complexidade do livro IUAHSUAHS Achei engraçado que você teve uma percepção diferente da minha. ^^ aiushauhs
      Beijão!

      Excluir
  14. Oi, Breno!
    *Imaginando a sua cara de Gato-de-Botas ahushaush*
    Então, até então não havia lido nada a respeito de "O Livro das Coisas Perdidas", mas pelo que você citou, o livro me parece, no mínimo, fantástico. Atualmente, é realmente muito difícil encontrar livros de fantasia com tamanha qualidade.

    Beijo,
    Sofia - Lendo de Tudo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh, é essa a exata definição que eu daria ao livro: fantástico. Magnífico. É realmente ótimo, Sofia - com uma qualidade maior do que você pode imaginar!
      A cara e Gato-de-Botas IUHSAIUASH eu estava mais implorando de joelhos que fazendo charminho. xD
      Beijos!

      Excluir
  15. Adorei a sua resenha! Uma amiga minha já tinha me recomendado a leitura e agora você me lembrou que o livro existe hahaha. Eu quero muito ler, não sei quando vou conseguir realizar a leitura (levando em consideração a quantidade de livros que eu já tenho em casa para ler), mas um dia eu lerei e espero gostar tanto como você.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que eu lembrei! AHUSIUASH Espero que goste sim, Gabi. E acho que vai, conhecendo seu ótimo gosto literário. ^^

      Excluir
  16. Oii..
    Me interessei por ser um livro de fantasia..acho que leria sim.
    Eu nunca tinha ouvido falar, mas pela sua avaliação é um livro ótimo né..


    beijos
    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É ótimo sim, meu bem. Que bom que se interessou! Tenha uma ótima leitura com ele, se decidir comprá-lo!

      Excluir