terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

de R. J. Palacio, WONDER (2012)

Título no Brasil: Extraordinário;
Quem escreveu? R. J. Palacio;
Editora: Intrínseca;
Tradução: Rachel Agavino;
Número de Páginas: 320;
Gênero: Infanto-Juvenil, Drama;
Nota (de 0 a 5)5.





Consegui Extraordinário – naquela linda primeira versão de capa, a “vermelha” – quase no período de lançamento e por um preço ótimo, revendido pela amiga de uma amiga. Dezoito reais foi o que paguei para ter o livro que tantos estavam falando sobre, e que, como sempre, eu me perguntava o porquê de tantos comentários. Curioso foi que eu simplesmente não quis lê-lo logo que comprei, sendo que estava realmente interessado antes de tê-lo em mãos. Eu acho que estava em outra vibe literária. Mas o fato é que, após eu ter o rosto praticamente enfiado dentro do livro por uma colega que havia lido o mesmo e se apaixonado pela história, eu finalmente decidi lê-lo. Eu precisava de uma escrita leve, pela qual minha leitura fluísse sem esforço. E escolhi Extraordinário para isso. O que eu posso dizer, pra início de conversa, é que foi uma sapientíssima decisão.

Esse livro fala sobre August (ou “Auggie”), garoto o qual cresceu com uma deformidade facial por conta de uma rara síndrome genética. Vivente de uma família maravilhosa e que sempre o cercou de amor e cuidados, Auggie se vê num novo mundo quando decide finalmente ir aonde todas as crianças comuns vão: à escola regular. É nesse novo mundo, com novas pessoas e a verdadeira realidade sobre seu eu que Auggie não só enfrentará os desafios e preconceitos de uma sociedade confusa – e por vezes perversa –, como também transformará a realidade e as mentes ao seu redor.

Extraordinário, apesar de estar “escondido” por detrás de uma narrativa “fictícia” – já que a própria autora deixou claro que muito desse livro é baseado em suas experiências pessoais –, é um livro essencialmente crítico. Foca, pelo ponto de vista de várias pessoas – não só do protagonista, Auggie, mas como também de seus amigos, dos amigos da irmã etc. –, no desafio que é viver na pele desse garoto tão especial, especificamente no quão confusas podem ser as pessoas defronte ao que lhes é diferente. Pessoalmente, eu me recuso a acreditar que o ponto central deste livro é o preconceito. Ao menos não completamente. Obviamente existem pessoas realmente preconceituosas no livro – os pais de Julian são a expressão completa da intolerância –, porém o livro trata não exatamente do pensamento preconceituoso, mas da incerteza e confusão na mente das pessoas perante o que não lhes é comum. A prova disso é que a maioria dos personagens do livro não exatamente odeia Auggie por sua aparência, mas sim tomam um choque ao vê-lo por antes nunca terem visto alguém como ele, e também temem lidar com isso. O foco do livro, então, essencialmente, eu digo que é o aprendizado: daqueles que estão ao redor de Auggie, daqueles que sempre conviveram com Auggie, dos que se afastaram de Auggie por qualquer motivo e, obviamente, do próprio Auggie.

O ensinamento do quão magnífico pode ser o poder de mudança nos corações é aquilo que mais me encantou no trabalho de R. J. Palacio. A verdade é que Auggie não é um simples menino: ele é uma força da natureza. Um garoto completamente comum, completamente comum, que tem a força e o poder de, apenas sendo ele mesmo, transformar e ensinar tanto às pessoas à sua volta. Essa “comunzeza” que a autora faz sempre, sempre questão de ressaltar, aliás, é muito importante: que Auggie é um garoto como todo e qualquer outro, com sentimentos, com gostos; que gosta de brincar no recreio e é fã de Star Wars. Esse trabalho de introspecção psicológica e emocional que R. J. Palacio fez, não só com o personagem principal, mas com todos os outros secundários, para demonstrar o que se passa em suas mentes e o quanto todas as situações os afetam, foi fascinante, a meu ver. Com uma indiscutível leveza e simplicidade, R. J. Palacio muito corretamente mergulhou no tema trabalho e mostrou tudo como realmente é.

Essa crueza do livro, aliás, por vezes é realmente chocante. Se você for alguém sentimental e que se envolve de verdade com os personagens de uma trama, como eu, então prepare-se para momentos de real choque. Esse livro realmente mexe com as suas emoções, se você se permitir levar por ele. Eu me vi rindo para as páginas desse livro; me vi realmente furioso com situações (e eu não sou do tipo de pessoa que se irrita facilmente); me vi profusamente chorando com outras (não me lembro de ter chorado assim com um livro desde que vi Ninfadora Tonks e Dobby morrerem em Harry Potter); e por aí vai. É também digno de nota que não é apenas Auggie e sua vida em si que são trabalhados, mas sim toda a realidade ao seu redor e todos aqueles que estão envolvidos em sua vida – e é por esse ponto que acho Extraordinário um livro com sua riqueza. R. J. Palacio trabalhou toda a teia que envolve August, não apenas o próprio, e conseguindo com verdade ser aqueles personagens na escrita. A abrangência é ótima, e também o teor de “mistério”, “suspense” (por falta de uma palavra melhor) é muito, muito bom. Existem pontos de vista, personagens e suas índoles que mudam de uma hora para a outra, e eu, sim, por três ou quatro vezes me vi embasbacado por ter sido pego de surpresa por R. J. Palacio. O que parece muitas vezes não é o que é – esse é outro ponto muito trabalhado por ela nessas 320 páginas. Acho que é por isso que nunca devemos, como diz a contracapa, julgar um livro pela capa. Eu me surpreendi com essa leitura como não pensei que me surpreenderia.

E, falando dos personagens: muito, muito bons. Existem personagens nesse livro que realmente conquistam você e o surpreendem de verdade. Pessoalmente, gostei muito de Jack – o melhor amigo de Auggie – e acho que me identifiquei com ele em muitas coisas. A sabedoria e sensatez de Sr. Buzanfa também é lindamente cativante. A doçura e maturidade de Summer também são lindas, lindas de se ler; o trabalho feito por Palacio na introspecção de Via, a irmã de Auggie, é realmente muito bom – a força, o amor dessa irmã são simplesmente emocionantes; o teor de redenção, em geral, também é um amor de acompanhar no decorrer do livro. Mas acho que os que mais me tocaram, sem sombra de dúvida alguma, foram os imensuravelmente maravilhosos pais de August. E Daisy, a cadela da família Pullman – a qual é uma metáfora maravilhosa e traz um grande ensinamento para os leitores.

Extraordinário me ensinou coisas preciosas que vou levar para o resto da vida. Esse livro me mudou, e é aquele tipo de livro que a gente acaba querendo que todo mundo leia. É um livro sobre humanidade, ensinamentos e, principalmente, amor. E não tenho dúvidas em dizer que se essas três coisas fossem ventiladas mundo afora, pessoas como Auggie não precisariam se representadas num livro para provar o quão comuns e extraordinárias são por simplesmente serem quem são. E nada mais.



Você já leu Extraordinário? O que achou da resenha? Discorda de algo, tem a acrescentar? Escreva nos comentários!

22 comentários:

  1. Muito boa a resenha! Exceto na parte que tu dizes que o filho dela tem a mesma síndrome que o Auggie. Quem tinha era uma garotinha que eles viram quando foram tomar sorvete. http://rjpalacio.com/faqs.html

    Abraços.
    http://plasticobolhaeunicornios.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeuzão pela observação, meu bem! Correção devidamente feita. ^^
      Beijos!

      Excluir
  2. Adorei sua resenha, acho que assim como você tenho muito a aprender com o livro. Parece o tipo de leitura que é fácil de se prender e de se envolver com a mesma.
    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Renato! Que bom que gostou. ^^ Realmente: esse livro é uma fonte inesgotável de aprendizados e ensinamentos. ^^
      Até!

      Excluir
  3. Breno, primeiro gostaria de agradecer os elogios ditos em meu blog. Adorei sua visita, e gostei bastante de conhecer seu espaço literário. Sempre que possível estarei prestigiando seu trabalho, que por sinal é elaborado com bastante afinco. :) Por esse texto dá para perceber que você escreve com paixão. Muito envolvente!

    No mais, gostei de saber mais sobre a trama... esse é um livro que me interessa por sua proposta impactante. Tenho certeza que adoraria realizar esta leitura, ainda mais após suas observações. Enfim...

    Um abraço!
    http://universoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu bem, cada vírgula dita foi uma pura verdade. Você é realmente incrível e seu espaço é algo que todos da Blogosfera deveriam apreciar. ^^ Muito obrigado pelos elogios ao meu Blog! Obrigado, muito mesmo!
      Poxa, que bom que te contagiei ao menos um pouco para fazer a leitura. Fico realmente feliz. ^^
      Beijão!

      Excluir
  4. Oi Breno acabei de postar a resenha desse livro no meu blog, rsrsrs.
    Extraordinário já diz tudo no título. Auggie é um garoto incrível e que nos ensina um monte de coisa no decorrer do livro.
    Não achei a história muita dramática, nem cheguei a chorar como aconteceu com você e a maioria dos leitores, achei o livro bem tranquilo na verdade. A autora conseguiu equilibrar bem o drama e o humor e mesmo com tantas coisas difíceis e ruins acontecendo, Auggie não me deixou ficar triste.
    Uma história incrível mesmo.

    Abraço
    Caline - Mundo de Papel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha essa coincidência! aiushaiush
      Curiosa a sua reação mais sensata perante o livro. Eu não consegui ser assim. Realmente derramei rios e mais rios de lágrimas. xD
      Beijão!

      Excluir
  5. Uaaau... Esse livro já tá na minha lista faz tempo, mas nunca tinha lido uma resenha que me deixasse com taaaaaanta vontade de ler esse livro!!! Que história incrível *----* Muito mais do que eu imaginava! Preciso desse livro urgentemente haha
    Beijos

    http://www.devolvameucliche.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Linda resenha, always <3 Extraordinário se tornou um dos meus favoritos justamente por trazer tantas lições e aprendizados e de uma forma tão simples e cativante *_* Um livro emocionate e imperdível, com certeza.

    Beijos
    http://mon-autre.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Breno, meu querido, tudo bem? ^^

    Li esse livro há umas duas semanas. Já estou até com a resenha dele devidamente programada ^^ E só tenho uma coisa a dizer: esse livro me mudou completamente! Comecei achando que o livro era uma coisa, e foi uma experiência totalmente diferente. A autora escreve com uma leveza e sensibilidade incrível. O modo como ela escreve sobre isso é inspirador. O Auggie criado por ela é um exemplo a ser seguido. E quando ela mostra as perspectivas dos outros personagens é algo extremamente interessante. É realmente um livro que todo mundo deveria ler, pra "se tornar mais gentil que o necessário".

    Nível do vício: quando terminei de ler, fiquei querendo ler de novo. hahaha

    Beijos,
    biblioteca-de-resenhas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Linda sua resenha! O livro parece emocionante e daqueles que nos deixam com uma enorme ressaca.
    Parabéns!
    Me interessei muito... e vai entrar na minha lista de prioridades para 2014
    Beijos,
    http://cladoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi, Breno! Ai, tenho uma vontade gigante de ler "Extraordinário", não só pelos inúmeros comentários que leio a respeito, mas também pela temática em si, que de fato me chama bastante atenção. Só me falta $$, mas sem sombras de dúvidas será o próximo da lista.


    Beijão,
    Sofia - Lendo de Tudo

    ResponderExcluir
  10. Já li, adorei a resenha ♥ e sinceramente, não há o que acrescentar.
    R.J, conseguiu colocar em uma narrativa coerente e direta, a perspectiva de muitas pessoas, e todas falavam de Auggie (ou o sol, no caso). Eu acho que todos que o leram consegue tirar uma lição seja ela grande ou pequena, mas tiram.
    Esse livro é uns daqueles em que você gurda e sempre que estiver entediado e frustado com o resto da literatura você lê, porque ele é simples e extraordinário (mds, que grassin q ficou *o*)

    XOXO :D | Joven Clube

    ResponderExcluir
  11. Oi, estou sem palavras com a resenha, simplesmente linda.
    Se já tinha vontade de ler agora, nem se fala :)
    Brubs
    contodeumlivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi, eu adorei a sua resenha e eu simplesmente adoro este livro. Uma história muito linda.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Breno!
    Quero muito ler esse livro.
    Assim como você, o que me deixa curioso são os comentários tão positivos a respeito da obra. Incluindo os seus agora.
    Você falou tão bem do livro e a história parece ser tão tocante... Impossível não ficar curioso. Adoro ler suas resenhas porque você sempre expõe de forma clara, concisa e formal sua opinião. Adoro mesmo!
    E o August parece ser um protagonista marcante.
    Espero um dia escrever assim como você! Haha
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  14. Eu quero MUITO ler este livro!!
    Vejo críticas super favoráveis a eles, e acabo querendo ler!
    Mas a minha lista de livros pra ler está tãaao grande que nem sei quando vou poder ler viu!
    Rsrs
    Bjoss

    http://fotografiaeleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Breno, a sua resenha ficou linda, viu?
    Eu ainda não li o livro, mas confesso que sempre tive muita curiosidade com a história! Ela me parece tão linda e tocante (:
    Pretendo ler em breve!

    Beijos,
    Leitora Online

    ResponderExcluir
  16. Nossa tenho muita vontade de ler este livro..você falou bem dele.
    Me animou mais um pouquinho..rs

    beijos
    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. É, ainda não sei o que esperar de Extraordinário. Estava querendo muito ele, cheguei a comprar pela Saraiva, mas acabou que o livro não chegou e tive que cancelar o pedido. De qualquer forma parece ser ótimo, histórias assim são boas e queria conhecer o August, que todos sempre falam.

    terradefagulhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Por mais que esse livro tenha muitas mensagens de humanidade, eu achei ele meio sem sal. É muito previsível. Não me encantou nada.

    A única parte realmente interessante, é que o livro é contado por vários pontos de vista dos personagens e eu adoro livro assim, fora isso, achei uma história mediana, não me surpreendeu em nada.

    Blog Enquanto Estava Lendo

    ResponderExcluir