quarta-feira, 26 de março de 2014

como não amar KELLY CLARKSON?

E é com muito prazer que anuncio, senhoras e senhores: esta é a estreia da nova coluna do Blog Achou o Quê?, a "Como Não Amar?"! Cada post terá como protagonista uma pessoa famosa a qual admiro e adoro, e sobre essa irei pesquisar e falar sobre para vocês! Aproveitem!


Acho que eu não poderia escolher pessoa melhor para estrear essa coluna aqui no Blog. A verdade é que, quando eu parei por uns minutos, há alguns dias, para fazer uma lista das pessoas que fariam parte dela, a primeira que veio à minha cabeça foi essa texana. Não só pelo meu profundo amor por essa mulher – para deixar logo tudo em pratos limpos, ela é minha cantora favorita no mundo inteiro –, mas pela admiração que tenho por sua luta, por sua determinação e pela sua inspiradora personalidade. Kelly Clarkson é uma das melhores pessoas que já ouvi falar do mundo da Música, em todos os sentidos: como cantora, como personalidade pública e, principalmente, como ser humano.


Clarkson nasceu em Forth Worth, Texas, uma pequena cidade de Nashville. Praticamente criada apenas pela mãe, descobriu-se para o canto quando, no corredor da escola em que estudava, uma professora a ouviu cantando por diversão e com ela se surpreendeu. Entrou para o coral da escola, cresceu, e finalmente, quando teve idade o suficiente para seguir seu próprio caminho, saiu de casa em busca do sonho de ser uma cantora profissional. Após tentar por inúmeros caminhos que não deram assim tão certo – inclusive ser desprezada num teste para participar de um grupo teen por ter “uma voz muito poderosa” – e um desastre com a casa onde morava (que pegou fogo), as audições da primeira edição do American Idol foi onde buscou, por impulso de uma amiga, algum caminho de luz. Graças a essa amiga, Kelly Clarkson acabou se tornando não só a cantora mais conhecida mundialmente revelada pelo American Idol como também a com maior vendagem. Kelly Clarkson já foi considerada a maior voz do pop contemporâneo por uma famosa revista americana, conquistou três Grammy e tem mais de vinte milhões de álbuns vendidos; até no Guiness Book Clarkson já marcou presença! Após o grandioso sucesso de seu último álbum lançado, Wrapped In Red – um álbum natalino que se tornou o álbum de Natal mais vendido do ano, do qual um especial de TV foi gerado (o Kelly Clarkson Cautionary Music Tale) –, foi chamada até mesmo de “a nova Rainha do Natal” pela crítica. A cantora, que casou-se recentemente com Brandon Gladstock (e que está grávida de uma menina!), agora se prepara para lançar um novo projeto voltado para o gênero Country, gênero o qual sempre esteve relacionada por amizades e paixão.

Sempre gostei de música. Música, que sempre foi pra mim uma paixão imensa, acabou se tornando mais que isso no dia em que decidi que queria cantar. Eu realmente não era afinado, não tinha habilidade vocal nenhuma; tinha uma voz simples, um pouco normal, grave. Mas eu queria cantar. Queria muito cantar. Nessa mesma época, descobri que era moda nos EUA você fazer sucesso como cantor se você conseguisse atingir notas vocais altíssimas – tradução: se você gritasse de um jeito potente e afinado. Eu curtia muito Hayley Williams, uma potentíssima cantora, mas ela, na minha percepção, tinha uma voz muito difícil de alcançar, principalmente pelo fator timbre/voz: ela é um Soprano (a voz mais aguda na escala vocal feminina), e eu estava penso entre um Tenor (a voz masculina mais aguda) e um Barítono (a voz masculina intermediária, nem a mais grave, nem a mais aguda); minha voz ainda estava se formando, se adequando à música, então começar com coisas como Hayley Williams era algo realmente difícil. No entanto, eu lembrei-me de uma cantora a qual uma grande amiga havia me apresentado. A tal Kelly Clarkson tinha aquela música famosa da novela, Because Of You (a única dela que eu realmente havia conhecido), e eu me meti a ouvi-la e tentar cantá-la. E não foi que deu certo? Apesar de Kelly também ser um Soprano (e, pessoalmente, acho ela mais difícil de cantar que Hayley Williams), minha voz encaixou-se na dela de uma forma que eu realmente nunca poderia imaginar. Eu podia cantar Kelly Clarkson. Eu conseguia cantar Kelly Clarkson. Foi aí então que meu mundo musical começou a girar em torno dela.

Sabe aqueles artistas que têm altos e baixos na carreira? Talvez Kelly Clarkson seja um dos maiores exemplos disso. Sua vida, que começou com uma grande explosão de fama, já que ganhou um dos mais populares e primeiros reality shows musicais do mundo, teve grandes impactos causados pela indústria da música e toda essa pressão que sempre ouvimos falar os artistas desse meio sofrerem. O primeiro foi justamente esse: ser lançada numa vida de sucesso muito rapidamente. Como todo artista, Kelly Clarkson precisou se acostumar com isso, já que essa seria sua vida a partir daquele momento; ela poderia ter optado por desistir, porém, não. Era seu sonho. E caiu com força em seu primeiro álbum, Thankful, lançado em 2003: um poderoso álbum que mistura R&B, Soul e Pop, o qual foi um sucesso de vendas razoável para uma estreante oriunda de um reality show – alcunha a qual Clarkson precisa lidar desde cedo. Existe um grande preconceito em relação a artistas que são descobertos nesse tipo de programa, e Clarkson foi extremamente julgada e sofreu com variadas e perversas críticas por ter sido descoberta no American Idol. Ela precisava se provar uma grandiosa artista, precisava emplacar mais do que o fez com os singles A Moment Like This (que entrou para o Guiness Book pela estrondosa venda) e Miss Independent (que estourou nas rádios americanas e mundiais). Precisava mudar sua imagem, colocar mais de si mesma nas músicas. Pegar mais pesado.

E foi que surgiu o álbum de maior vendagem, o Breakaway, que a consagrou de vez no mundo da música. Hits como Since U Been Gone (ganhador do Grammy de “Melhor Performance Vocal Pop Feminina”), Breakaway (música tema do filme O Diário da Princesa 2) e Because Of You (considerada uma das maiores baladas da história) levaram-na a inúmeros prêmios, capas de revistas e ao auge da fama: mais de treze milhões de cópias foram vendidas, e a tornaram a artista mais reconhecida e “badalada” de 2005 e 2006.

Entretanto, o seu primeiro “baixo” na carreira aconteceu. Nos preparativos de um álbum que Clarkson tinha como objetivo fazer para si mesma, composta por si e com mais ainda de sua veia musical, houve contradições em relação ao lançamento e as músicas compostas pela artista. A RCA, gravadora de Clarkson, haveria rejeitado as músicas que a cantora compusera, e uma briga entre cantora e gravadora iniciou-se. Há quem diga que Clarkson até mesmo recebeu propostas em dinheiro para mudar algumas de suas músicas do CD e que inclusive quiseram lhe fazer cantar uma regravação de Lindsay Lohan, coisas que a texana recusou imediatamente. Foi depois de lutas que Clarkson conseguiu lançar seu terceiro álbum, o My December, um álbum de composições belas, introspectivas e poéticas, considerado por muitos fãs o melhor álbum da cantora – em contramão, é seu álbum de menor divulgação (o que dizem ter sido boicote da própria gravadora) e com menos singles. A briga entre Kelly Clarkson e a RCA foi tão intensa que dizem até mesmo que a cantora chegou a sofrer agressões verbais sérias de Clive Davis, o “chefão” da gravadora.

O próximo álbum de Kelly Clarkson, All I Ever Wanted, ainda que não tão poderosamente divulgado, alcançou resultados inesperados. O maior susto foi, logo na semana seguinte à do lançamento da música My Life Would Suck Without You, primeiro single do álbum, a música alcançar o grandioso número 1 na parada mais importante dos EUA, estando uma semana antes na posição simples de 97º na Billboard Hot 100. Foi o maior salto de uma música da história da Billboard, mérito que rendeu a Clarkson outra entrada no Guiness Book. Foi também na era desse álbum que Kelly Clarkson foi considerada por uma famosa revista americana uma das cem mulheres mais importantes do mundo, sendo citada como “a maior voz do pop contemporâneo”. No entanto, a sua nova entrada para o sucesso veio realmente quando o álbum Stronger foi lançado. Um álbum de “pazes” com a gravadora, de acordo com Clarkson, a qual revelou ter sido gravado sem embates e com vontade, já que era realmente o que a cantora queria fazer musicalmente. Kelly voltou aos topos das paradas de sucesso e a ser comentada em todo o mundo, principalmente após sua música What Doesn’t Kill You (Stronger) virar um poderoso hit radiofônico e global. Esse álbum é considerado importantíssimo, tanto pelos fãs quanto pela própria cantora, já que se trata de um álbum feito com prazer pela artista, e também por ser um álbum de poderosas doses vocais e grandiosa qualidade (tão aclamado pelos vocais de Clarkson que com este que ganhou outro Grammy, o terceiro de sua carreira: “Melhor Álbum Vocal de Pop”).

Um álbum reunindo seus grandes hits também foi lançado (o “Greatest Hits – Chapter 1”), e logo em seguida outro triunfo, tanto vocal, tanto em relação à produção, à diversidade musical, foi alcançado pela cantora: Wrapped In Red, um sonho de Clarkson que foi finalmente lançado. O álbum de Natal, lançado no fim de 2013, foi considerado o melhor álbum natalino do ano, e foi também o álbum com essa temática mais vendido. Clarkson foi aplaudida pela grande potência vocal e riqueza do CD, que inclui tanto músicas clássicas natalinas (clássicos do Cinema, culturais, clássicos da Broadway) quanto composições próprias. É considerado pela cantora seu álbum favorito, até então.

Não foi só por eu ter me construído como cantor em cima de Kelly que ela é minha cantora favorita, não só por eu ter me espelhado muito nela, mas principalmente pela grande pessoa que Kelly Clarkson é. Vou lhes dizer uma coisa: se há algo que eu realmente admiro em alguém é seu coração e sua personalidade. Isso pode soar estranho, mas eu não gosto de um artista que tenha uma personalidade que não me agrade, que me irrite ou que me enoje; posso curtir uma ou outra música, mas paixão, por ele, de verdade? Eu nunca terei. O que torna alguém um ídolo, pra mim, é o conjunto. É aquela pessoa como ser humano, como cantor, como intérprete, como artista, como mente pensante, como personalidade, como índole e muito mais aspectos; eu realmente sou um chato para admirar alguém. E encontrei em Kelly Clarkson alguém tão absurdamente admirável que me perdi, realmente, de amor.

Alguém que nunca precisou fazer bobagem alguma com a própria vida e carreira por apelação, alguém que nunca se meteu em problemas mais sérios (como, por exemplo, judiciais); alguém, como costumo dizer, super de boa. Kelly é, antes de tudo, uma pessoa incrível. Pode ser dito ferinamente que eu não a conheço pessoalmente para saber disso, e realmente não conheço, porém confio cegamente na minha capacidade de sensibilidade e percepção, além de acompanha-la por muitos anos para ter total e completa certeza disso. Kelly Clarkson é extremamente amável. É humana, antes de tudo. É um ser humano doce, é extremamente gentil, e absurdamente engraçada e divertida – tudo para Kelly é riso, tudo é feito rindo, tudo é construído em cima de diversão e prazer. Não existe na cantora uma aura pesada que vez ou outra identificamos em alguns artistas, ou uma aura forçada. Não: Kelly Clarkson é Kelly Clarkson. Ela é simplesmente ela. Aquela pessoa que está ali, numa entrevista, é a mesma por detrás das câmeras; o sorriso é o mesmo, o riso é o mesmo, a pessoa é a mesma. Ponto final. Isso é algo que me encanta realmente em alguém: alguém que é quem é, sem máscaras ou qualquer forma de mentira.

Acho que outra coisa também admirável é o fato de Kelly ser muito corajosa. Vejo-a realmente como um puta mulherão. Ela passou por tanta coisa, tantos altos e baixos, tanto sofrimento, e continua firme, forte e apaixonada pelo que faz, sem dar o braço a torcer ao que dela querem fazer por conta de imagem e mídia. Kelly também tem minha profunda admiração pelas resistências e combate a tudo o que foi dito e comentado sobre seu peso. Perdoem-me a sinceridade, mas, pelo amor de Deus: por quê peso realmente importa? Qual é a desse maldito conceito de beleza mundial da mídia? O nome dela já esteve em inúmeras bocas malévolas e irônicas por conta do peso que adquiriu, coisas todas que foram, se não dignamente ignoradas pela artista, respondidas com simplicidade com frases como “eu engordei porque sou um ser humano” e “por que você quer perguntar sobre o meu peso? Eu tenho um trabalho pra mostrar, para conversar sobre ele, e você quer saber o porquê de eu ter engordado?!” – com as quais eu concordo em cada vírgula. Os fatos de Kelly ter se aceitado do jeito que é (convenhamos: Kelly nunca foi magra – sempre teve suas curvas), de ter tido intrepidez contra todas as críticas da mídia e ainda ter feito de um single uma música que fala exatamente sobre isso (Mr. Know It All) são realmente, realmente dignos de aplauso. Não são todas as pessoas que são fortes o suficiente para lutarem contra os Senhores Sabem Tudo do mundo, suas palavras e mentes grosseiras, e ainda conseguirem ser felizes.


Além de que, vocalmente falando, não se pode negar a qualidade vocal magnífica, inúmeras vezes surreal, de Kelly Clarkson. Com uma voz plena e volumosa, a cantora vai de bons e afinados graves até agudos poderosíssimos e altíssimos, às vezes incrivelmente estridentes e fora do normal, coisas que embasbacam os fãs e a crítica. É, sem dúvidas, um dos vocais mais poderosos do mundo Pop atual – vocais os quais, aparentemente, só melhoram e amadurecem. Músicas como Anytime, Addicted, Sober, Whyyawannabringmedown, Let Me Down e a brilhante versão do clássico Run Run Rudolph são grandes provas do potencial de Kelly Clarkson como cantora.

A minha questão com Kelly Clarkson é algo que já se tornou tão intrínseco à minha vida que tê-la como ídolo passou de uma simples sensação. Hoje em dia é algo simples: ela é importante na minha vida, simples, ponto, acabou. Uma mulher que não só influenciou minha vida e meus gostos, mas como continua influenciando. E todos esses motivos apresentados ainda são muito poucos para demonstrar o quão amável esta cantora e vencedora é. 

Como não amar a doce, gentil e talentosíssima Kelly Clarkson?


Confira uma playlist de grandes músicas de Kelly Clarkson preparada para você!

15 comentários:

  1. Confesso que não conheço taaaaanto assim a Kelly, mas não dá pra negar que a voz dela é INCRÍVEL!! Apesar de conhecer poucas músicas dela, as que conheço, amo! É assim, automatico.. Não da pra ouvir uma música dela e dizer que não gostou kkkk
    Gostei muito do post e da coluna nova *-*
    Beijos

    Blog Devolva Meu Clichê!

    ResponderExcluir
  2. Já ouvi algumas músicas dela e realmente são ótimas. A voz dela é ótima!
    Super interessante o post, curti ;)

    de-livro-em-livro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oie. Conhecia um pouco da carreira da Kelly, mas nunca fui tão a fundo. :O Adoro a voz dela e sempre acompanho seus singles lançados. Adorei a coluna, assim sempre conheceremos mais a fundo os artistas e saberemos seus gostos musicais. >.< Te seguindo. Beijinhos.

    Paradise Books

    ResponderExcluir
  4. Você não sabe o quanto é gratificante ver um texto desse falando de simplesmente a minha segunda mãe *-----*.
    Eu conheci a kelly em 2009, mas acabei virando fã mesmo em 2010, esse tem sido o melhor período da minha vida.
    A kelly me ensinou tantas coisas, tantos valores, me ensinou o que é ser realmente um artista, me ensinou colocar tudo aquilo que você esta sentindo pra fora e principalmente me ensinou a ser eu mesmo.
    Tenho saudades do tempo em que a unica coisa que eu fazia era ir pro colégio, ler e ouvir e venerar essa mulher.
    Hoje em dia eu não estou tão vidrado nela como antigamente mas o amor gigantesco de fã continua no meu coração. Ainda me emociono toda vez que pego o my december e coloco pra tocar.
    Super legal o post, é bem saber que existe mais gente que goste da minha pequena :).
    Abraços
    Guilherme - http://leituraforadeserie.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi,
    Eu amei o seu post sobre a Kelly porque eu a considero uma grande artista. Eu adoro suas músicas, mas nunca tinha lido sobre sua vida.
    Obrigada pela oportunidade.
    Meu sonho era ter uma voz potente como a dela, as vezes, eu fico imaginando como seria poder cantar suas músicas com afinação rsrs
    Amo a Kelly.
    bjs

    http://entrepaginasesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia, mas achei bem bacana. Para receber um post como esse ela deve ser muito amada mesmo kkk. Primeira visita aqui e gostei bastante. Aguardo a sua visita lá no meu blog.

    http://mundodosmngas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Breninho!! Tudo bem?

    Adorei esse post, do começo ao fim. Li ele ao som da playlist, nada melhor né?! Demorei um tempão pra escrever esse comentário porque ficava dançando a cada música, principalmente Stronger, o tema da minha vida haha Adoro a Kelly, mas não sou fã FÃ F-Ã como você, mas curto demais o som dela. As músicas são lindas e a voz dela é maravilhosa. A minha favorita ever é Stronger, mas Since U Been Gone foi muito importante pra mim também. Acredita que só depois de muito tempo eu descobri que ela tinha ganho o American Idol? KASJKLAJKSL pois é, vivo dentro de uma caverna. Grande artista, merece todo o sucesso do mundo! Adorei conhecer mais um pouquinho sobre a vida dela. (mal posso esperar você falando da rainha/deusa/maravilhosa/diva/dona do mundo Anne Hathaway hahaha)

    Beijos!!!
    biblioteca-de-resenhas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oiee.

    Não conheço muito da vida de nem um escritor/cantor/ator ou outras pessoas famosas, sei lá, sei buscar apenas coisas do trabalho deles.
    Gosto de algumas músicas dela, pois nunca gosto de todas. rs

    Beijos!
    http://fernandabizerra.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Adorei conhecer um pouco mais sobre ela, devo confessar que não curto muito o som dela, mas a voz é muito boa, além de linda é talentosa.
    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Breno!
    Adorei a coluna e o post sobre a Kelly!!!
    Lembro dela no American Idol... Ela é linda, tem uma voz maravilhosa e ótimas músicas.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  11. Confesso nunca ter conhecido de verdade a Keely Clarkson, mas sempre considerei uma boa cantora. Suas músicas são lindas! Adorei esse post, pois permitiu que eu conhecesse não só a cantora, mas a pessoa!
    Beijos, Cyn.
    http://ograndetalvez.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi Breno,
    Caramba! Que post lindo! :)
    Já ouvi diversas musicas da Kelly e acho as letras muito verdadeiras, realmente me identifico. De qualquer forma, foi muito legal criar essa perspectiva de sua história, carreira e personalidade!
    Achei essa ideia incrível, rs! Parabéns! E a Kelly é realmente maravilhosa! :)

    Beijos,
    Ká Andrade
    http://teens-books.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oie Breno =)

    Eu adoro as músicas da Kelly *---* Sei lá parece que elas combinam em todos os momentos. São tão lindas!!!!

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Eu tive um momento com a Kelly Clarkson que eu nunca vou esquecer!
    Eu tinha acabado de fazer 18 anos, tinha terminado um relacionamento e tava naquela bad. Então meus amigos me chamaram e fomos pra uma boate. Estava sendo uma noite super divertida (Depois de uns 3 shots de tequila) e ai começou a tocar Since You've Been Gone, eu e meus amigos nos abraçamos na pista e começamos a cantar e a pular como se não houvesse amanhã. Ela me ajudou a superar a crise. HAHAHAHAHA
    Adorei saber mais sobre ela.
    Beijos
    http://paradisebooksbr.blogspot.com.br/2014/04/leituras-03-marco-de-2014.html

    ResponderExcluir