terça-feira, 22 de abril de 2014

de Richard Curtis, ABOUT TIME (2013)


Nome no BrasilQuestão de Tempo;
Gêneros: Romance/Drama;
Roteiro: Richard Curtis;
Elenco: Domhnall Gleeson, Rachel McAdams, Bill Nighy, Tom Hollander, Lydia Wilson;
Nota (de 0 a 5): 4.


Eu confesso que o primeiro motivo para meu interesse em assistir About Time foi Rachel McAdams. Quando vi o banner desse filme bem de frente pros meus olhos no site onde costumo fazer meus lindos grátis downloads e vi a imagem da linda Rachel McAdams sorrindo docemente, criei grandes expectativas, e de forma alguma meus dedos se seguraram até que o download estivesse devidamente em andamento. Foi um filme que não ficou tão na moda assim – ao menos não ouvi falar dele tanto; achei seu trailer perdido pelo Youtube dias antes de ver o banner e já fiquei enormemente ansioso para assisti-lo –, e eu estava procurando por filmes basicamente muito comentados para assistir e me divertir. Não sei porquê. Talvez pensando futuramente em escrever críticas pro Blog. Mas o fato é que isso mudou, e, graças aos céus, eu saí da rotina de baixar filmes em alta e baixei About Time. Pois é um filme que não me arrependi de ter assistido.


O filme conta a história de um jovem rapaz que, quando vivia na Cornuália, sul da Inglaterra, descobriu com seu pai que os homens de sua família têm um poder: eles podem viajar para qualquer momento do passado, desde que já tenham estado fisicamente presente no momento em que desejam voltar. Após usos e mais usos e as primeiras descobertas sobre seu poder, o jovem ruivo finalmente muda-se para Londres para tentar ganhar sua vida, e é lá que conhece o doce amor de sua vida, Mary. É neste instante que a vida dos dois se cruzam, que os laços familiares se tornam intrínsecos e mais e mais Tim aprende sobre si mesmo e seu dom. Seria a vida uma questão de tempo? Serão os dias tão contáveis e imutáveis? O quanto vale a pena alterar seu curso de vida?

É um lindo, lindo filme. Pessoalmente, About Time me conquistou demais. Leve, deliciosamente sutil, este filme é aquele tipo de filme o qual você deve assistir para passar uma tarde/noite chuvosa, sem expectativas, com o coração inteiramente aberto. É um filme que, trabalhando temáticas familiares e certo tom de fantasia (presente na questão das viagens do tempo), de forma alguma traz um peso significativo de profundidade ideológica e aprendizagem: simplesmente as oferece, com sabedoria e maciez. About Time é uma bela metáfora sobre a vida de todos nós, e sobre o uso que fazemos dela e de seu contador oficial: o tempo. Eu aprendi coisas assistindo e ouvindo os ensinamentos que são oferecidos no Longa. É um filme, acima de muita coisa, com ensinamentos sábios. Ensinamentos que, por vivermos nossas vidas caóticas e por muitas vezes apressadas, deveríamos receber o mais cedo possível na vida. 

Essencialmente familiar, About Time traz aquele velho e gostoso estilo de filme o qual não tem a necessidade de alcançar picos de tensão para que o expectador se impressione com o enredo. Eu pelo menos não o vi assim. Vi em About Time um filme tranquilo, pacato e despretensioso, com uma linearidade tensional ótima. Com personagens encantadores e interessantes, o forte desse filme está exatamente naquilo que não ele não promete. Se você olhar para o pôster do filme, obviamente pensará que é um filme de romance, e daí então inesgotáveis de ideias sobre o que é um filme de amor irão passar por sua mente. Coisas que certamente não acontecem neste Longa. Sou um profundo amante dos clichês de romances, os clichês clássicos e encantadores que nos arrebatam na história de amor, mas convenhamos: também não é muito gostoso quando uma história de romance nos surpreende? Sai do convencional? Se você concorda com esta pergunta, eu recomendo que assista About Time.


E, se não concorda, eu recomendo da mesma forma, já que meu argumento seguinte é que não é por ser um romance não-convencional que ele é anticonvencional. A não-convencionalidade de About Time existe pelo simples fato de que este filme não traz como foco o amor romântico de dois estranhos. O foco desse filme vai além. Vai ao amor familiar, à durabilidade e importância do amor quando este já está maduro e existente, e, como já dito, à proposta inicial do filme: falar sobre o tempo. Sobre o que é o tempo na vida do protagonista (e na de todos nós). Portanto, amantes de romance, fiquem tranquilos: vocês encontrarão tudo aquilo que veneram num filme desse calibre. Só não esperem que seja um filme essencialmente romântico, pois aviso: não é.

Gentilmente engraçado, também tem boas atuações, o que, confesso, me surpreendeu um pouco. Rachel McAdams, é claro, continua com seu incrível talento e seu lindo jeito de atuar. A meu ver, é uma grande atriz e merece grandiosos papeis. Domhnall Gleeson, que faz o protagonista (E FEZ O GUI WEASLEY, GENTE), também me surpreendeu de forma boa; Lydia Wilson, que interpreta a irmã do protagonista, também me agradou muito. Em suma é um filme aprazível, porém, o que não o fez levar “5”, na minha opinião (ou seja: Ótimo), foi por, talvez, vez ou outra ter se tornado um pouquinho arrastado. O ritmo no início é um pouco caído; a história começa a tomar um rumo realmente bacana um pouco depois, o que não tira o teor delicioso da história, é claro. Porém, talvez devesse ter sido melhor trabalhado o início.

O que não faz desse filme, repito, ruim. É um filme muito o bom, o qual traz ensinamentos que podem mudar aqueles que o assistem, e inspirar. About Time é uma história sobre o tempo, como manejá-lo em nosso dia-a-dia, e amor, com suas mais diversas ramificações. Recomendo About Time a todos aqueles que desejam assistir um filme para relaxar, quem sabe chorar um pouquinho (como eu – mas eu choro até com comercial da O Boticário, então...) e se renovar. Vale a pena conferir.




E você, achou o quê? Concorda, discorda de algo? Tem pretensão de assistir o filme? Conta pra mim nos comentários!

18 comentários:

  1. Esse filme é lindo, ponto final.
    Eu baixei por causa do Domhnall, porque ele fez o Gui e tudo mais (tenho esse negócio doido de querer ver o trabalho de qualquer um que já fez HP, por mais secundário que seja haha) e me surpreendi! Depois de ler a sinopse, num site onde li uma resenha sobre ele ao acaso, eu fiquei super curiosa com esse negócio de viagem no tempo e tudo o mais... quando baixei e tive a oportunidade de ver, me apaixonei! Ri bastante com as trapalhadas do Tim e suas tentativas frustradas de conquistar a melhor amiga da irmã e depois, tentar conquistar a Mary de novo e de novo! É doce, é leve, é lindo, é fofo e é tudo de bom!
    Realmente, o começo arrasta um pouco, mas nada que um pouco de paciência não resolva haha. Ele com certeza está na minha lista de favoritos para sempre e ja até citei ele no meu blog haha
    Beijos, Breno :)

    Blog Devolva Meu Clichê!

    ResponderExcluir
  2. Eu amo esse filme, conheci ele quando soube que ia ter a música (regravação) da Ellie no filme, então corri para assistir-lo. E me agradou em saber que não era mais um romance aguá com açúcar que tanto se fazem.

    Abraços,
    http://muchachoonline.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu ainda não vi o filme, devo confessar que assim como você sinto interesse em ver de primeira por conta da Rachel. Mas por outro lado, já ouvir resenhas sobre o filme totalmente negativas sobre o filme, mas darei uma oportunidade. Seu ponto de vista me convenceu.
    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Não sei muito bem o que penso da Rachel. Ela sempre está me deixando em dúvidas se gosto dela ou não, mas nesse filme sua atuação foi impecável, muito bom! Um roteiro perfeito, as falas são mesmo muito boas e apesar de não ter ido muito com a cara do protagonista no começo da história a gente acaba se apegando por ele e querendo que as coisas dêem certos. Sem dúvida eu recomendo esse, adorei sua resenha.

    Abraços,
    ||TERRA DE FAGULHAS

    ResponderExcluir
  5. Olá!!
    Amo a Rachel, ela é uma ótima atriz e me interessei mais pelo post depois de ter visto que ela faz parte do filme.
    O filme parece ser bem legal, conta uma história interessante e se tiver tempo com certeza vou dar prioridade pro filme.
    Pena que ele não foi 5 estrelas :/
    Abraços!!
    Guilherme - http://leituraforadeserie.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Breno!
    Já falei para você o quanto admiro sua escrita?
    Se não, sim, eu admiro bastante. Curto bastante a forma como você se expressa.
    Sobre o filme, eu não conhecia e confesso que fiquei super interessado. Adoro a Rachel e boa parte dos seus filmes. Este filme parece ser leve de ver mesmo. Do tipo que eu gosto.
    Espero poder assistir em breve e gostar assim como você. (:
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  7. Olá Breno.
    Não conhecia o filme, mais me parece ser bem interessante :D
    Parabéns você escreve muito bem, gostei muito do post e o blog já estou seguindo :))
    #Retribui ? Obrigado :)
    Luucas Santana - A Series of Geek
    http://conflitodegaroto.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Adoro esse tipo de filme <3, sério.
    Já tinha ouvido falar neste, mas nunca tinha me interessado muito, agora já fiquei com vontade de assistir! Acho que vou gostar.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Até então não tinha ouvido falar desse filme, mas ele me parece ter uma pegada daqueles tipo de filmes que vc assiste num dia frio e chuvoso. Confesso que não sou muito fã de romances, mas esse parece ser bem interessante

    Abraços
    des-construindooverbo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Nunca imaginei que esse filme era tão intenso assim.
    Na minha mente, eu pensei que trata-se de uma daquelas comédias romanticas de sempre..
    Gostei e vou assistir
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  11. Também adoro muito a Rachel! Tão linda, né! O primeiro motivo pelo qual eu também me interessei por assistir esse filme foi por ela, porém, eu me esqueci e acabei deixando pra lá (sem falar, que eu também confesso que achei um pouco confuso), mas agora, nesse frio acho que vou assistir amanhã á tarde <3 <3
    cronicasdeumlunatico.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Oi Breno,
    Acho o banner desse filme uma graça! rs
    Gostei bastante da forma como você expôs o filme. A premissa de viagem no tempo + romance me encantou e pretendo assistir ao filme logo, logo.
    E bom, definitivamente irei derrubar algumas lagrimas, tenho certeza haha
    Beijos,
    Ká Andrade
    http://teens-books.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Breno!
    Esse filme parece ser legal, se você não falasse eu nem ia perceber que era com um "Weasley"! Também vejo tudo da Rachel McAdams, então quero ver esse filme também.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  14. Oie Breno =)

    Ficou com muita vontade de assistir esse filme agora *-*
    Adoro filmes familiares rs.... eles são sempre tão românticos e fofinhos.
    Dica anotada aqui!

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  15. Oi,
    Eu não conhecia o filme, mas adoro essa atriz.
    Quero ver o filme!
    Obrigada pela dica.
    bjs

    http://entrepaginasesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Não conhecia o filme, mas a proposta parece ser bem interessante. Vou procurar para assisti-lo =D

    http://de-livro-em-livro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oi Breno, tudo bem?
    Eu estou louca para ver esse filme, juro! Adorei a temática e, sim, faz muito o estilo que eu gosto :)

    Beijos,
    Gabi - http://leitoraonline.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oii
    Adorei mensagem desse filme, já assisti e amei. Teve uma pitada de humor, mas foi mais dramático né.
    Chorei muito no final. Todos deviam assistir.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir