segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

de David O. Russell, AMERICAN HUSTLE (2013)


Nome no BrasilTrapaça;
Gêneros: Drama/Policial/Comédia;
Roteiro: Eric Warren Singer e David O. Russell;
Elenco: Christian Bale, Amy Adams, Bradley Cooper, Jeremy Renner, Jennifer Lawrence;
Nota (de 0 a 5)5.




Desde que esse filme saiu que eu estava perdido de vontade de assisti-lo. Eu sinceramente não tenho paciência alguma para esses atrasos exorbitantes de lançamento no Brasil – isso é algo que realmente me estressa, apesar de eu ter noção de todos os porquês disso –, então quando o meu site preferido de Downloads liberou um RMVB legendado e bonito, eu imediatamente coloquei pra baixar. Me estressava ver tantas premiações acontecendo, tantas coisas no mundo do Cinema surgindo, e eu não entender a maioria das coisas que os comentaristas e críticos diziam. Crítica ajuda, mas não enche barriga e nem mata vontade: o negócio é assistir o filme. E, além de tudo isso, um dos amores da minha vida da arte da atuação estava ganhando inúmeros prêmios por sua interpretação nesse filme – não, não é a Jennifer Lawrence (apesar de ter muitos bons comentários sobre essa moça nessa crítica) –, e estava sendo uma traição eu demorar tanto tempo assim para dar-lhe o merecido prestígio. Eu não poderia mais esperar para ver Amy Adams em American Hustle. Por isso que quando vi na página inicial do site que o filme já estava disponível corri com o dedo, cliquei e suspirei, animado e ansioso, quando o download começou. Logo, logo eu veria se realmente aquele filme tão bem criticado e bem comentado supriria os meus gostos e me surpreenderia.

E não é que foi isso mesmo que aconteceu?

American Hustle (ou Trapaça, no Brasil) é um filme que se passa na década de 70 e conta a história de uma grande trapaça de dois talentosíssimos trapaceiros. Irving RosenFeld (Christian Bale) e Sydney Prosser (Amy Fucking Brilliant Adams), após descobrirem serem o que chamam de alma gêmea, resolvem criar uma agência falsa de transações bancárias para conseguir dinheiro fácil de pessoas desesperadas. Irving e Sydney crescem no negócio trapaceiro, até serem descobertos pelo charmoso e interesseiro agente do FBI Richie DiMaso (Bradley Cooper), o qual demonstra estar muito mais interessado nos negócios de trapaça que Sydney e Irving poderiam imaginar. É assim que começa uma jornada pela inteligência do crime, suborno, mundo político, traições e noitadas de gala e de dança: conseguirão Sydney, Irving e Richie alcançar o novo grandioso objetivo? Estariam mesmo eles sendo justos uns com os outros? Até que ponto em que a fidelidade e a ambição podem andar juntas?

Diferente do que muitos podem pensar por se tratar de um filme com uma temática um tanto policial e comediante, American Hustle é um filme com uma boa densidade e pluralidade. Lembro-me que li em algum lugar que se tratava de um filme “policial de comédia-dramática”, e olhei aquilo com ceticismo. Como diabos algo poderia conter doses de um filme policial, apresentar comédia e ainda envolver-nos em drama? Para mim, isso era impossível – até assistir ao filme de David O. Russel. American Hustle traz as doses clássicas de um filme policial – FBI envolvido num caso de descoberta de crimes e no plano de fundo de capturas –, porém com uma dose realista e interessante, já que o ponto policial converge quase totalmente em Richie (Cooper), o qual definitivamente não se trata de um policial honesto. A ambição é um ponto trabalhado magnificamente, atirado para todos os lados. É a ambição que move o enredo. A ambição de Sydney (Adams) e Irving (Bale) os impulsiona a criar um negócio grandioso de trapaças; a ambição de Richie o induz a juntar-se aos trapaceiros e tirar seu próprio proveito deste mundo criminoso; a ambição dos políticos os compromete com os enganadores para conseguirem alcançar seus desafiadores objetivos, e assim por diante. E esta ambição, que é aonde todas as linhas se cruzam, é o que consegue manter todos os “gêneros” do filme em harmonia. A comédia, o drama: tudo é movido pelo desejo de ter mais – e, por vezes, pela inescrupulosidade.

Nenhum personagem no filme é linear, algo que me encantou bastante. Existe sempre algum tipo de mudança, em algum momento, nos personagens – algo que, se não os muda completamente, ao menos os balança profundamente e mexe com suas personalidades e índoles, coisas que sempre trazem impacto para toda a história e suas próprias vidas. American Hustle também é, essencialmente, um filme de muita intensidade. As emoções são muito bem transmitidas para o expectador. Há uma cena, mais ou menos lá pra uma hora de filme, que é o perfeito, perfeito exemplo disso: a cena em que Sydney está numa danceteria com Richie, o policial. É uma cena de emoções intensas, e, talvez, para a personagem de Adams, a mais significativa emocionalmente para a personagem: é uma cena de liberdade. Liberdade, aliás, é o que sempre está sendo buscado no filme, seja para qual for o personagem e qual seja o sentido de liberdade. Acho que encontrei as duas palavras que definem o filme: ambição e liberdade. É aonde o enredo gira em torno.

O filme também é muito engraçado. Gosto do jeito cru que o humor é exposto em filmes com a temática de American Hustle: não é um humor falso, maquiado. É um humor explícito, forte, às vezes pesado, às vezes negro. O humor da vida real. Acho que a maior expressão do humor no filme é a personagem de Jennifer Lawrence, Rosalyn – uma personagem digna de nota, aliás, apesar de ser apenas coadjuvante. O humor extremamente irônico, por vezes cínico, desleixado e até impetuoso no qual a personagem de Lawrence gira em torno é incrível. É realmente uma personagem interessantíssima, já que representa cabalmente a margem daquele mundo de trapaças. Rosalyn é a esposa real de Irving, com a qual tem um filho, que está sempre à margem da vida do marido e que por isso é tão perdida, confusa e amargurada. O medo também é outra temática trabalhada na personagem Rosalyn: o medo de tentar, de ir em frente. Porém, também ouso dizer que a maior expressão da liberdade do filme – o que citei como sendo um dos maiores pontos do enredo – é também da personagem Rosalyn. É realmente uma grande, grande personagem.


De forma alguma, entretanto, eu poderia esperar tamanha inteligência na forma com que o filme foi destrinchado e nas ações e pensamentos dos personagens. Existe uma clara diferença entre esperteza e inteligência, e normalmente o que vemos em filmes desse porte é a pura esperteza de malandro. Mas realmente não é assim, dessa vez, nesse caso. A dupla Sydney e Irving é realmente inteligente, coisa que se prova com tudo o que demonstram ter feito e planejado com tanta sutileza e perfeição nos últimos vinte minutos de filme. Poucas vezes fiquei com os olhos tão arregalados pr’uma tela de notebook, para um filme, como fiquei nos momentos finais de American Hustle (minha miopia agradece). É incrível. É realmente muito, muito bom. Surpreendente.

E já que dei tantas voltas ao redor de atuação, vamos comentar isso propriamente, agora. Christian Bale e Bradley Cooper estão bons, como sempre. São bons atores; tiveram uma boa atuação, embora nada muito surpreendente. Entretanto, a dupla que realmente merece aplausos, sem dúvida alguma, é Amy Adams e Jennifer Lawrence. Falando primeiramente da querida e linda ruiva, Adams está grandiosa e diferente de tudo o que você já pode tê-la assistido fazendo. Amy Adams está desafiadora. Original. Gosto demais, demais, sempre amei – e por isso ela é uma de minhas atrizes do coração – a forma natural com que Amy Adams atua. Há sempre um toque Amy Adams em todos os personagens da atriz, uma marca só dela, que é certa doçura e placidez. E tudo isso caiu perfeitamente como uma luva no papel de Sydney, já que deveria ser uma mulher manipuladora e sedutora. Por vezes, Amy Adams interpretou tão impecavelmente bem seu papel que eu me perdi realmente nas percepções e acabei realmente me surpreendendo. Adams teve de arcar com a personagem mais complexa do filme, e o fez muito, muito belamente, corretamente e com muita classe. Realmente Adams merece os prêmios aos quais está sendo indicada e aos quais está ganhando.

Mas eu não posso deixar de realmente concordar com o que todo mundo está dizendo sobre ela, Jennifer Lawrence: incrível. Com toda a sinceridade do mundo, eu costumava não gostar nada de Jennifer Lawrence. Nunca entendi toda a grande babação de ovo que existe em torno dela por causa da franquia Jogos Vorazes, não a achava uma atriz tão boa quanto diziam. Simplesmente achava Lawrence uma atriz comum, normal, como muitas outras. Entretanto, seu trabalho como a personagem Rosalyn é absurdo, absurdo de bom. A entrega de Lawrence para a personagem é de embasbacar. Você sente a personagem. Você entende, você se envolve com a personagem – e realmente não acredito que coisas assim sejam só pela personagem em si, excluindo a atriz. O trabalho de montar um personagem envolve muito do psicológico do ator e do entendimento do mesmo sobre aquele ser a ser atuado, e realmente percebe-se que a química que rolou entre Lawrence e Rosalyn foi fabulosa. Não existe como imaginar outra atriz interpretando Rosalyn. Jennifer Lawrence está brilhante, surpreendente, e – Deus do céu, como é difícil falar isso, já que no cast está uma das minhas atrizes favoritas... – realmente rouba a cena.


Vou dizer algo, aqui e agora, que é a prova do quanto Lawrence me surpreendeu no quesito atuação e entrega ao personagem: a última vez que vi tamanho potencial foi lá atrás, quando uma atriz totalmente desconhecida encarou interpretar uma personagem de uma adaptação cinematográfica de um grande best-seller. A atriz em questão interpretou uma princesa, foi um grande sucesso, mas teve muitos dedos apontados em sua cara por não ser assim considerada uma atriz tão grande. Hoje em dia, essa atriz é uma das maiores de Hollywood, e, indubitavelmente, é uma das coisas mais brilhantes que o Cinema já teve em questão de atuação. Vejo, sinceramente, em Jennifer Lawrence, o potencial que não via em alguém desde Anne Hathaway. E Deus queira que ela consiga se tornar tão grande como Hathaway é, hoje em dia. Pois ela merece.

E, sim, a tão falada cena de Amy Adams com Jennifer Lawrence é mesmo boa. Principalmente pelo que acontece no final da mesma.

Eu não havia percebido, até escrever esta crítica, o quanto que American Hustle foi um filme que mexeu comigo. E realmente, realmente mexeu. Um grandioso filme, rico, com atuações surpreendentes e um bom ritmo, um bom texto (e, meu Deus, uma EXCELENTE trilha sonora). Vale a pena conferir Trapaça, que em breve estreará nos cinemas brasileiros.


Não se esqueça de voltar aqui quando ver, e comentar o que achou! Estou ansioso pelos seus comentários. E se já ao filme assistiu, deixe sua opinião nos comentários!

26 comentários:

  1. Oi Breno, tudo bem?

    Eu ainda não vi Trapaça, mas pretendo assistir já neste final de semana. Meu irmão não resistiu e viu pela internet, mas prefiro ver no cinema. Sinceramente, não sei o que esperar do filme, mas, por outro lado, prefiro não criar muitas expectativas em cima disso, quero me surpreender. Dizem que os atores estão muito bons mesmo. Concordo com o que vc disse sobre a Jen, ela tem mandando muito bem mesmo.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa é a maneira certa de assistir a esse filme, Kel: não esperando demais, e não esperando de menos. Ir assistir simplesmente por assistir. Já ouvi inúmeras críticas de grandes amigos meus por terem assistido ao filme esperando algo memorável, impecável, e a verdade é que "não" é bem assim. É um daqueles filmes que realmente divide o mar, sabe? Vai ter uma galera que vai amar, e vai ter uma galera que vai detestar. Espero que você venha pro lado "amei" da força quando assistir. ^^ aiushiuash
      Beijão!

      Excluir
  2. Oi Breno!
    Ainda não vi "Trapaça". Nem ao menos estreou aqui no Cinema da minha cidade, infelizmente.
    Assim como você, o que realmente está me levando a querer muito ver esse filme é a Amy Adams. Adoro-a! Acho-a uma atriz talentosíssima.
    É muito bom saber que o filme te agradou. Pelos seus comentários, o filme parece ser tão bem elaborado, que só deixou-me mais curioso. Você sabe como apresentar suas opiniões de forma clara, concisa e objetiva.
    E sim (quase esqueci), acho a Jennifer Lawrence uma atriz muito boa também. É realmente notável seu talento.
    Enfim, ótima crítica! (:
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Leandro! A verdade é que eu também não assisti ainda no cinema. Baixei pela internet (hihi). E, wow, achei mais um fã de Amy Adams! *u* Ela é realmente a grande figura do filme. Amy Adams é o filme. E aguarda bastante da Lawrence, porque ela tá incrível, realmente incrível!
      Obrigado pelos elogios, querido. Abração! \o/

      Excluir
  3. Fico tão feliz com sua visita em meu blog <3
    Ha nunca vi alguma resenha de filme tão perfeita quanto essa. Voce escreve bem demais, daria um ótimo jornalista :) com senso crítico.
    Não vi anda mas fiquei com muita vontade de ver *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Own, meu bem, não é só você quem fica feliz. <3
      E você sempre sendo essa pessoa gentil e amorosa comigo. >< Obrigado, muito obrigado mesmo pelo carinho!
      Pois então veja, mulher. Aí vem e me conta o que achou, tá certo? *u* Beijão!

      Excluir
  4. Oi Breno,
    Cara eu não sabia deste filme, mas fiquei muito empolgado para ver, me pareceu ótimo, um drama com um pouco de ação, suspense... E ainda tem a Jeniffer Lawrence.
    Até mais.http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito, muito bom! Assiste assim que puder. É ótimo. "E ainda tem a Jennifer Lawrence" pois é IUAHSIUAHSUIH
      Abraços!

      Excluir
  5. Já ouvi falar desse filme, por causa da Jeniffer, rsrs.
    Ele ganhou um Grammy/Oscar ou algo do gênero, eu vi a premiação, mas nem sou muito ligada nesse tipo de coisa. Só de ver o gif eu percebi o toque de humor, mas não gosto desse tipo de filme.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi um Globo de Ouro, na verdade, Inês, e talvez você devesse dar uma chance. Afinal: sempre podemos ser surpreendidos. ^^
      Até mais!

      Excluir
  6. Eu também não gosto da demora para os filmes chegarem aqui no Brasil. Eu entendo, mas sempre acontece que quando o filme chega, eu não tenho mais tanta vontade de assistir. Eu não fiquei muito convencida a assistir esse filme pelo trailer, mas a sua resenha vai fazer com que eu dê uma chance a ele. Uma das minhas resoluções de ano novo era que esse ano eu vou tentar assistir mais filmes - não tenho muito esse costume - então vamos ver se eu consigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É realente muito chata a demora, né? Todos acabamos enjoando e, no fim, vamos assistir o filme um pouco desestimulados. :/ Espero que isso mude em breve. Bem em breve.
      Dá uma chance sim, Gabi! E essa resolução nós temos em comum: decidi que entraria de vez à vida de cinéfilo esse ano. Só não comece a andar pra trás como eu. aiushauhs
      Beijão!

      Excluir
  7. Iria começar zoando alguma coisa em relação a tu ter baixado o filme antes do lançamento, mas esse teu post não merece meu comentário tosco. HAHA
    Como sempre, falando e escrevendo muito bem sobre o que você gosta. Amei a graduação que tem teu post, sobre as tuas impressões, sobre como foi parar pra assistir e sobre o filme em si, até os comentários sobre as atuações ><
    Com certeza quero assistir pra ver de perto a atuação da Adams e da JLaw <3 E claro, do Bradley e do Christian. O filme em si traz uma temática não muito vista por mim, mas acredito que irei gostar sim do filme.

    Beijos ><
    http://mon-autre.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. IUAHSIUAHSIUAHUISH Sua boba fofa linda. <3
      Brigado pelos elogios, meu bem. >< Obrigado mesmo. E, sim, a dupla de mulheres é incrível *u* A verdade é que, se não faz o seu tipo, imagina o meu xD AIUSHAUISH E eu acabei gostando pra CARAMBA. O que eu espera que se repita quando você for assistir. *-*
      Beijãozão! sz sz sz sz sz

      Excluir
  8. Oi, eu ainda tenho que assisti o filme, mas pela sua resenha deu para perceber que o filme é muito bom.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que se interessou mais ainda ao ler minha resenha. ^^ Obrigado pelo carinho. Beijão!

      Excluir
  9. Uauuu!!
    Me deixou muito curiosa. E já tenho o filme para ver fim de semana, espero ficar conquistada assim como você.
    Beliscões da Máh ♥
    Blog
    Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ooooba! Espero que fique caidinha pelo filme como eu fiquei, Máh!
      Beliscões. sz

      Excluir
  10. Adorei a crítica. Eu já tinha ficado curiosa pra ver esse filme só pelo elenco, que é ótimo.
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! O elenco é realmente maravilhoso. Só confirmei isso após assistir ao filme. ^^
      Beijos!

      Excluir
  11. Olá Breno,
    American Hustle é um filme que acompanhei cada still, cada foto, cada poster, cada trailer, e lógico, estou ansioso por assistir.
    Pelo fato, justamente, de ainda não ter assistido eu ainda não tenho o muito o que falar sobre a história e tudo mais.
    Porém, acredito muito no filme, principalmente pelo elenco maravilhoso que ele traz, pela direção (David O'Russel sempre fora um dos meus diretores favoritos, ao lado Scorsese).
    Fico feliz em ler seus comentários as atrizes Amy Adams e Jeniffer Lawrence, principalmente desta segunda, é a minha atriz favorita, hoje vejo muito se falar que ela é a "queridinha de Hollywood", as vezes parecendo até isso ser depreciativo, e fico feliz por saber que o trabalho dela esteja sendo valorizado, porque ela tem talento, muito potencial, assim como Amy Adams, que me surpreendeu bastante logo no Trailer. Enfim, quando eu assistir eu volto com mais segurança para falar, mas confio muito na tua apreciação que foi muito sincera, detalhada, eu gostei muito, Parabéns!!!
    Muito obrigado,

    Ate mais,

    Jônatas Amaral.
    alma-critica.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acompanhei igualmente, Jonatas, afinal: Amy Fucking Adams! IUAHSUAIHS Sou tão fã dela quanto sou da Anne Hathaway!
      Obrigado pelos elogios e pelo carinho. E, realmente: não se pode negar o talento que a Lawrence tem. Eu mesmo era um enorme criticador dela - e, depois desse trabalho, a respeito profundamente. ^^
      Obrigado! Abraços!

      Excluir
  12. Oiee ^^
    Tenho vontade de ver esse filme, mas não taaaaaaaaaaanto sabe?! Parece ser bem bacana, mas sei que vou passar alguns filmes na frente dele...rsrs'
    MilkMilks
    DM
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh, poxa! aisuhaiuhs Assim que possível veja ele, Dryh. Não vai se arrepender não!
      Beijão!

      Excluir
  13. Uau... Agora sim fiquei morreeeeendo de vontade de ver esse filme!!! Já entrou pra minha lista, com certeza!
    Beijos

    http://www.devolvameucliche.blogspot.com.br

    ResponderExcluir